A Câmara Municipal de Alegrete realizou Sessão Solene de ato de transmissão da Presidência da Câmara, do Vereador Cléo Trindade para o Vereador Moisés Fontoura, e ainda de Posse dos Parlamentares integrantes da Mesa Diretora, para a Gestão Ano de 2020

por adm2 publicado 03/01/2020 10h25, última modificação 03/01/2020 10h41
A Câmara Municipal de Alegrete realizou Sessão Solene de Posse da Mesa Diretora, para a Gestão Ano de 2020, na data de 30 de dezembro de 2019, no Plenário Vereador Gaspar Cardoso Paines, no Palácio Lauro Dornelles.

MAIS FOTOS
 

O Presidente Cléo Trindade, declarou aberto os trabalhos da Solenidade, saudando aos que prestigiavam o ato no Poder Legislativo.

Na sequência, o Presidente Vereador Cléo Trindade, deu prosseguimento ao rito da solenidade de Posse do Presidente e dos integrantes da Nova Mesa Diretora, que juntamente com a Presidência da Casa, terão a missão de conduzir a administração do Poder Legislativo, do ano vindouro.

Foi encaminhado material com relatório das atividades traduzidas em retrospectiva da gestão ano de 2019, com inventário patrimonial e ainda com relatórios dos setores de atuação no Legislativo, diante dos fatos e dos eventos que marcaram o ano no Parlamento Alegretense, em nosso Município.

Na seqüência, houve o pronunciamento de encerramento de gestão do Presidente, Vereador Cléo Trindade, que teceu agradecimentos especiais, falou sobre superação de expectativas e na dedicação cotidiana de um trabalho realizado com empenho e dedicação, com a meta principal de garantir qualidade na forma de administrar, confirmando o comprometimento de realizar o melhor em prol da sociedade Alegretense.

O Presidente Cléo Trindade, visivelmente grato pelo sentimento do dever cumprido, através de uma gestão propositiva, agradeceu aos integrantes da Mesa Diretora: ao 1º Vice-Presidente, Vereador Dr. Glênio Bolsson; a 1ª Secretária, Vereadora Miriam Suhre; a 2º Vice-Presidente, Vereadora Nívia Souza e ao 2º Secretário, Vereador Celeni Viana e na sequência, mencionou ações realizadas durante o ano administrativo no Poder Legislativo.

O Presidente Cléo Trindade registrou que se sentia muito feliz pelo papel que cumpriu na sua vida, encerrando uma gestão que, conforme destacou, vai se orgulhar muito, com algumas divergências, algo natural no embate político, mas que a Casa trabalhou em prol de Alegrete.

Ao final, o Vereador Cléo Trindade anunciou a devolução para a Prefeitura Municipal, das sobras do duodécimo da Câmara, no valor significativo total de R$ 1.818.724,63 (hum milhão, oitocentos e dezoito mil, setecentos e vinte e quatro reais e sessenta e três centavos), que foram entregues na forma simbólica de um cheque ilustrativo, ao Prefeito Márcio Amaral.

O Presidente Cléo Trindade salientou a honra e a confiança que recebeu e que lhe proporcionaram presidir e conduzir os destinos do Parlamento, através de uma gestão com transparência e seriedade.

O Presidente agradeceu ao conjunto de Vereadores e de Vereadoras, expressando votos de sucesso ao Presidente Moisés Fontoura.

Na sequência, o Presidente Cléo Trindade procedeu aos atos de posse do Presidente, conforme os trâmites regimentais, convidando o Vereador Moisés Fontoura, para que ocupasse a cadeira da Presidência, na condição de Presidente da Câmara Municipal, para a gestão administrativa, do ano de 2020.

O Presidente Moisés Fontoura, de imediato convidou o Vereador Cléo Trindade, para que permanecesse junto à Mesa Diretora dos trabalhos, saudou aos presentes e procedeu a posse dos integrantes da Mesa Diretora Ano de 2020, sendo:

1º Vice-Presidente: Vereador Celeni Viana (Bancada do PSDB),

2ª Vice-Presidente: Vereadora Firmina Soares (Bancada do PDT),

1ª Secretária: Vereadora Vanda Dorneles (Bancada Progressista) e

2ª Secretária: Vereadora Miriam Suhre (Bancada Progressista).

Em momento de reconhecimento e gratidão houve troca de buquês de flores entre a equipe de Gabinete do Vereador Cléo Trindade e a esposa Daniela, do Vereador Moisés Fontoura, com cumprimentos especiais, em forma simbólica de reconhecimento ao trabalho em conjunto, no Parlamento Alegretense.

Após o Ato de Posse dos Parlamentares nos cargos que integram a Mesa Diretora Ano de 2020, na Câmara Municipal de Alegrete, houve o pronunciamento das Lideranças das Bancadas.

O Vereador Celeni Viana, Líder da Bancada do PSDB, cumprimentou ao Presidente Cléo Trindade, pelo trabalho e desejou êxito e demonstrou total apoio ao Presidente empossado, Vereador Moisés Fontoura.

Registrou as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, nas gestões administrativas de 2017 e 2018, do Legislativo Municipal, o que marca a diferença, através de um trabalho realizado, com seriedade e transparência.

A Vereadora Nívia Souza, pela liderança da Bancada do MDB, fez uma reflexão sobre o fim temporal de um calendário, e o momento de se renovarem as esperanças.

Dizendo que um outro mundo é possível, onde o sentimento coletivo sempre estará acima do individual. Ao finalizar deixou a mensagem: “Respeitem e exijam respeito a um ser: os nossos professores”.

O Vereador Paulo Berquó, Líder da Bancada do PT, saudou ao Dr. Adão Faraco que se encontrava no Plenário, como uma inspiração para todos que ocupassem a Tribuna.

Desejou ao Presidente empossado, Vereador Moisés Fontoura, firmeza e independência necessária na administração do Poder Legislativo.

O Vereador Antônio Monteiro, Líder da Bancada do PDT, parabenizou ao Vereador Cléo, pela profícua gestão e desejou ao Presidente Moisés Fontoura, êxito nos trabalhos legislativos e na condução dos processos, que dizem respeito a garantia de qualidade de vida a nossa comunidade.

Dizendo que o Vereador Moisés Fontoura, orgulha a família pedetista, com sua liderança, determinação e seriedade.

O Líder Progressista, Vereador Luciano Belmonte, teceu uma análise positiva de gestão administrativa, na CMA.

O Vereador ressaltou a competência e a transparência nos atos do Legislativo ao longo dessa Legislatura, com empenho no fazer administrativo.

O Prefeito Márcio Amaral, ao usar a tribuna para seu pronunciamento, depois de ouvir o pronunciamento dos Líderes das Bancadas, disse que o ato de posse era a comemoração do nível de política que se faz em Alegrete. Saudou os Vereadores que têm a responsabilidade de legislar em favor de uma comunidade. Citou que neste ano de 2019 foram 155 projetos de lei encaminhados à Câmara, dos quais 140 foram sancionados, ou seja, 96,55% de aprovação. Isso demonstra a harmonia que existe entre os poderes. E registrou: “É muito fácil ir para as redes sociais e criticar. Concorram e venham para cá fazer o que os Vereadores aqui fazem. Fácil ficar de fora, difícil é estar dentro e fazer a boa política”, falou o Prefeito, recebendo o aplauso do público nas galerias. E arrematou dizendo que o propósito de sua administração é o bem da sociedade: “Continuamos agindo do mesmo modo, com simplicidade, discrição e que, ao final de 2020 queremos chegar com a consciência tranquila e o sentimento do dever cumprido”.

O Presidente Moisés Fontoura, fez seu discurso de posse, agradecendo a Deus por não desistir de seus ideais, aos eleitores que deram a oportunidade de ocupar uma cadeira no Legislativo, a sua família e aos colegas da Câmara. O Presidente mencionou que tudo fará, em favor da valorização e do reconhecimento do Poder Legislativo, pela transparência, e através de uma relação de entendimento e harmonia, com o Poder Executivo.

Salientou a importância de um trabalho através dos princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência para dignificar e preservar a missão, no Poder Legislativo.

Participaram autoridades civis e militares, lideranças políticas, educacionais e empresariais. Registramos a presença: do Tenente Coronel Renato Froes Medina, Comandante do 6º RCB; do Tenente Coronel Wilson André, Comandante do 10º Blog; do Major Valente, Comandante da 12ª Companhia de Comunicação Mecanizada; de Toninho Fagundes, Presidente da Escolinha de Futebol Flamengo; do Sr. Vitor Borges, representando o Deputado Federal Afonso Motta; dos Conselheiros Tutelares, Luiz Carlos, Maria Lemes e Antônio Marques; do Escrivão Benites; das Lideranças do PDT: o Dr. Modesto Zuñeda, Dr. Sivens Henrique Carvalho, Professor Otacílio Motta; de José Luiz Andrade, Presidente do Conselho Municipal de Saúde; do Dr. Gilberto Brandolt, Presidente da Executiva Municipal Progressista; da Engenheira Nathalie Lunardi, Presidente da Juventude Progressista e representando a Secretaria de Infraestrutura; de Leandro Japur, Presidente da UABA; da Senhora Maura Sanchotene, representando a Delegada Patrícia Sanchotene; do Sr. Claudio Emílio Machado, representando o Sindiágua Porto Alegre e o Conselho Emérito da Fronteira-Oeste; do Sr. Cleomar de Souza, Servidor da Receita Estadual; de Vanessa Moraes, Presidente da Juventude do MDB; de Cibele Fiuza, representando o Dr. Francisco Júnior, do Cartório de Registros Civil; das Secretárias do Município: Professora Márcia Dornelles, da Educação, e Iara Caferatti, do Desenvolvimento Social, assim como da Assessora de Gabinete Pollyanna Peres prestigiaram a solenidade de posse na CMA.

Participaram familiares dos Vereadores e Vereadoras, representantes da imprensa, integrantes do Consulado do Grêmio de Alegrete e pessoas da Comunidade.

A Solenidade foi transmitida “on line” pela POP TV RS. 

 ______________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ana Azzolin.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Alegrete.


Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Os comentários são moderados